Lolita – Vladimir Nabokov

By Blog 4 You Books Mania - setembro 05, 2022

Fala aí galerinha, tudo bem com você?

Espero que sim. Hoje vamos ter um dos posts mais polêmicos deste blog, porque falar de Lolita não é uma das resenhas mais fáceis possíveis. Por isso, vamos conversar aos poucos sobre e quero deixar bem marcada algumas coisas. Vamos lá?


Lolita vai contar nada mais nada menos a história de um pedófilo, Humbert Humbert (como ele se denomina). Nessa história ele vai ter uma paixão de infância por uma garota, mas após a morte da mesma ele começa a querer apenas garotas novas, que ele vulgarmente chama de lolitas.

Até que é chegado o momento em que ele se casa por conveniência com uma mulher, que segundo ele, satisfaria todos os seus desejos e faria com que ele se equilibrasse na questão de querer garotas novas.

Porém, esta mesma mulher acaba traindo-o com um policial e acabam se separando. É chegado neste momento que ele precisa se mudar, já que sua casa pegou fogo e vai de encontro com a Charlotte Haze, que tem uma filha de 12 anos a Dolores.

Ela por ser uma viúva recente aceita a vinda de Humbert, mas acaba se apaixonando por ele, porém ele só se apaixona por Dolores (a nossa Lolita). Nessa paixão entrecruzada ele decide se casar com Charlotte simplesmente pensando que teria mais tempo com sua filha.

Charlotte é aquele tipo de mulher que odeia sua filha e que a quer afastada a todo custo. É então chegado o dia em que ela descobre o principal fim que Humbert queria e em um acidente acaba falecendo.

Após sua morte então, Humbert decide ir buscar Dolores no acampamento que estava e logicamente começam uma viagem louca que o único objetivo é ele conquistar a garota (mesmo que para isso ele precise fazer um terror psicológico absurdo).

Se quiser saber mais recomendo a leitura do livro, que não vou falar 100% do que acontece na história.

Minha opinião

O livro é em suma muito bem escrito, mas ele não é para todos os tipos de pessoas. Por ter uma temática muito complicada e que pode gerar gatilhos, se você realmente quiser ler este livro já deixo este adendo aqui.

Deixo claro também que estamos vendo uma história narrada nada mais nada menos que pelo ponto de vista do agressor e não da agredida. Por isso, não podemos confiar em momento nenhum no que estamos lendo.

Humbert é aquele personagem que mesmo sendo cativante precisamos ter um pé atrás, porque ele mesmo nos recomenda isso. Temos então cenas, que claramente são ilusões de sua cabeça, porque onde já se viu uma criança de 12 anos aceitar com tanta naturalidade que um homem de 40 fizesse o que ele fez.

Por isso, não devemos em momento nenhum acreditar em seus pitacos. Tirando isso, é uma leitura interessante. Porque não se trata de um romance como foi elencado a muito tempo atrás, mas sim de um psicopata pedófilo.

A nossa Dolores também é uma personagem um pouco difícil, porque ela é aquela criança bem chatinha, mas que temos certeza sofre de muitos problemas psicológicos também.

Então o que tenho a dizer é tomem cuidado ao ler este livro. Não se apaixonem pelo que lemos e tenham em base que não sabemos a perspectiva da criança. Mesmo assim, o livro levou 4,5 estrelas e é uma ótima leitura para quem quer conhece a escrita do Vladimir. E aí já leu este livro? Se sim comenta aí o que você achou. Se não, teria coragem em lê-lo? Nos vemos na próxima e fui!

  • Share:

You Might Also Like

1 comments

  1. Oi, Thâmila. Como vai? Tenho bastante curiosidade em ler este livro. Fiquei tentado a lê-lo depois de ler sua resenha. Que bom que gostou da obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir