O que você considera ser egoísta? Sim, este será um questionamento importante se você quer conhecer João e Manuela, que tem tudo para serem o ponto diferente naquilo que se imagina. Vamos então a resenha desta obra incrível que é "Egoístas" do autor André Lessa.
João irá nos apresentar sua vida de adolescente na Bahia. Ele é aquele garoto que tem vários amigos, porém que diferente da maioria pensa de uma maneira bem inusitada. Na época em que se passa o começo do livro, ainda temos pensamentos que são bem diferentes da atualidade e com isso vemos toda a formação das diferenças.
Junto de seus amigos em uma das merecidas férias ele solta que não quer ser pai, ou seja, não pensa em ter filhos, o que é recriminado por vários deles, já que isso é algo bem comum da época, pois casais precisam se juntar para ter uma família.
No entanto, nesta mesma roda temos Manuela, que é uma jovem bem para a frente e que acaba defendendo João, pois ninguém precisa ser do jeito que o ambiente e época toca. Os dois então vão se aproximar e um romance bem atípico irá iniciar.
Sem rótulos e impedimentos, os dois vivem uma vida de relacionamento aberto, que até aquele momento não existia e que sempre é questionado pelos amigos. Então é com este pensamento que vamos ver João e Manuela crescendo e tendo suas vidas.
João, amante de uma boa música, decide estudar música e seguir sua carreira, enquanto Manuela continua na Inglaterra e estuda direito, os dois se amam, porém sabem que este amor não tem impedimentos fazendo com que cada um viva sua vida.
Concomitantemente temos a apresentação da vida de seus amigos e de uma maneira incrível a evolução da tão sonhada Bahia, o qual o autor tem apreço e muito adora falar sobre, além de claro futebol, já que temos aí algo bem importante ao mesmo.
Será que eles ficarão juntos? Será que tudo vai mudar da Bahia de antigamente para a de hoje? Isto deixo com vocês ao lerem esta obra.
Minha Opinião
De maneira incrível somos apresentados a um grupo de amigos que com a escrita do autor vão evoluindo juntamente com o tempo, porém ainda assim vemos a marca que o tempo deixa na vivência de cada um. Isso é um dos pontos que mais me chamou a atenção durante a leitura.
A escrita em si é muito fluída e quando vemos já estamos no meio do livro, apenas vivenciando uma vida em que somos apresentados ao crescimento e paixão do autor. Ele conseguiu trabalhar muito bem esse crescimento pessoal quanto da própria região, o que mostrou muito aprofundamento da obra e pesquisas.
Adorei ver o quanto o mesmo é apaixonado por esportes, mais focado no caso do Futebol, que é a marca clássica aqui do Brasil e que até mesmo a Manuela tem o seu fanatismo. O livro vai muito além de uma vivência real, mas nos apresenta um romance único e que tem suas várias nuances.
Amei demais a leitura e posso dizer para vocês que é uma experiência única e que você, que gosta de livros deste tipo, pode confiar e ler com toda a vontade. Além de claro ser uma leitura nacional que vai reforçar muito da nossa vivência. Lembrando que eu nunca fui para a Bahia nem Salvador, mas o livro conseguiu me fazer realizar esta viagem de maneira incrível.
Dei 4,5 estrelas e claro é uma excelente pedida para todos que buscam um livro para relaxar e conhecer um pouco mais.
E você já leu? Ficou curios@ para ler? Comente ai e vamos conversar mais sobre esta obra. Se quiser adquirir a mesma deixo aqui o Instagram do autor.
0 comments