Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Matheus Marx

   "Vi que queria ser escritor, definitivamente, após ler livros ainda mais maduros e perceber que as histórias são muito mais do que se imagina, quando percebi que livros são indústrias culturais, formadores de ideologias."

   Adotei Matheus Marx como meu pseudônimo. Nasci como Matheus Neves Marques.

   Livro:
   Chamado Das Sombras, primeiro volume da série A Marca Negra.

   1) De onde surgiu a vontade de ser escritor(a)?
   A vontade surgiu desde os primeiros contatos com a literatura, firmando-se após iniciar a série Harry Potter, ainda bem pequeno. Vi que queria ser escritor, definitivamente, após ler livros ainda mais maduros e perceber que as histórias são muito mais do que se imagina, quando percebi que livros são indústrias culturais, formadores de ideologias. Um livro é uma poderosa arma, um impactante meio de mostrar os seus ideias à sociedade. Era isso que eu queria, passar, através de histórias, o meu olhar geral sobre a vida.

   2) O que te inspirou para escrever o livro?
   Sempre escrevi diversos contos e tinha projetos para livros (sim, no plural). Iniciei 4, mas nunca consegui leva-los até o fim. Quando estava no último ano do Ensino Fundamental, minha então professora de português, Fabiana Aparecida, surgiu com a ideia de montarmos um pequeno livro, e assim foi feito. Anos depois, peguei o mesmo livro e decidi reconstruí-lo completamente, pegando um ponto característico de cada um dos 4 livros que nunca chegaram a ter sequer um nome: confiança, morte, amor e sofrimento. Chamado Das Sombras começou a tomar forma.
 
   3) Como sabemos que é muito complicado dar um título ao livro, adoraríamos saber se para você isto aconteceu?
   De certa forma, sim. O que aconteceu foi que eu tinha tantos nomes em mente que não conseguia me decidir. Criei títulos longos, de muitas palavras, e títulos minimalistas, de apenas uma. Fiz uma lista e, criteriosamente, fui eliminando um por um até chegar ao atual, que melhor se encaixou à história.

   4) Você acha que seu livro será aceito e adorado pelos leitores rapidamente? Explique
   Acredito e espero que sim. Chamado Das Sombras é um livro que engloba diversos gêneros, sendo até difícil classifica-lo em apenas um. Sendo de fantasia, contém suspense, aventura, pitadas de romance e meu estilo preferido: terror. Esse misto de gêneros harmonizados em uma só história é minha grande cartada para agradar a muitos.

   5) Quanto tempo demorou para que seu livro fosse publicado?
   Terminei Chamado Das Sombras definitivamente em Abril, contando com o processo de revisão com minha querida revisora, Maisa Cassimiro. Em Maio, o livro foi aceito para publicação pela Novo Século, em minha primeira tentativa, para o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. O processo de publicação ainda não foi concluído, aguardamos somente o agendamento do lançamento, que será em Belo Horizonte. De qualquer forma, foi um processo bem rápido.

   6) Tem algum autor(a) preferido?
   Considero Joe Hill e Stephen King meus autores favoritos, por falarem da mente humana como ela realmente é. Todavia, amo muitos autores, como Álvares de Azevedo e Machado de Assis.

   7) Se inspirou em algum autor(a) ou livro para fazer o seu?
   Acredito que todos os livros que lemos nos influenciam na escrita, os bons e os ruins. Dos bons, vemos como a literatura deve ser. Com os ruins, aprendemos aquilo que não devemos fazer. Em particular, J. K. Rowling, Stephen King e C. S. Lewis me influenciaram na escrita de Chamado Das Sombras.

   Bem pessoal esse é o nosso novo parceiro... Seu livro é muito interessante e todos esperamos que seja um grande sucesso!
   Por hoje é só...





Comentários

  1. Matheus, espero que seu livro seja um sucesso :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Adoro livros desse tipo e só ao ver os autores que inspiraram o Matheus a escrever Chamado das Sombras dá para saber que será muito bom! Tenho certeza que será um sucesso, legal que o lançamento vai ser aqui pertinho de mim, em BH! Vou ver se consigo ir *--*

    Meninas, tem meme para vocês lá no blog! http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/2012/10/meme-e-o-fim-do-mundo.html

    Parabéns pelo post!

    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as influências!

    ResponderExcluir
  4. Matheus Marx, te desejo todo o sucesso do mundo... que os seus projetos e sonhos se concretizem... ;)

    ResponderExcluir
  5. Quando lança o livro? Já estou com vontade de ler! *-*

    ResponderExcluir
  6. Matheus, tenho certeza que seu livro será um grande sucesso...parece muito legal!
    Já estou com vontade de ler! *-* [2]

    ResponderExcluir
  7. Ele parece novinho para um escritor :O

    ResponderExcluir
  8. Gostei das influências...quando chega nas livrarias?

    ResponderExcluir

Postar um comentário