Pular para o conteúdo principal

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel A. de Almeida



   Esta história começa com um começo bem triste, pois Leonardo-Pataca tem uma briga com sua mulher e eles deixam Leonardo (filho de Leonardo-Pataca) com o compadre, que é barbeiro.
   O compadre, que também é o padrinho de Leonardo, cuida deste muito bem e quando ele cresce tenta virar padre e ao aprontar na Igreja é expulso de lá. Mas no mesmo tempo ele conhece um menino que é filho do padre da Igreja da Sé e para lá vai, mas um dia ao aprontar lá também, pois a comadre, uma velha que maldizia o rapaz, estava lá só para que Leonardo fosse expulso novamente e foi o que aconteceu.
   O compadre não sabia mais o que fazer com Leonardo, então o deixa livre para que ele fizesse o que queria.
   Eles visitavam uma colega do compadre D. Maria que tinha acabado de conseguir a guarda da sobrinha Luisinha de quem Leonardo se apaixona.
   Assim continua a história e também há o conflito entre um dos pretendentes de Luisinha com Leonardo. O nome deste era José Manuel que no fim acaba se casando com Luisinha, mas morre e também a deixa infeliz ao se casarem.
   Depois de o compadre morrer Leonardo vai morar com seu pai Leonardo-Pataca e ao acontecer uma briga com a namorada de seu pai este foge e ao ver seu antigo amigo se junta a ele e conhece Vidinha, uma cantora de modinhas. E vai morar na casa de três velhas que o aceita muito bem.
   E assim continua a história até que ele some e um tempo depois aparece com o Major Vidigal, que o tinha transformado em granadeiro.
   O que é mais interessante é que com tudo isso no final há uma surpresa.

   As perguntas que devem ser feitas são estas:
   Com quem ele ficou no final da história, com Luizinha ou com Vidinha?
   E como que ele passou para Sargento de Milícias se ele aprontava e sempre era reprimido?
   Para vocês saberem isto vocês terão que ler o livro.
   Recomendo a todos que gostam de romance e aventuras, mas todos irão gostar, pois é um livro que não conseguimos parar de ler para saber o que acontecerá com Leonardo.

Comentários

  1. Adorei a resenha, bem feita =)
    Um beijo,
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia esse livro e li alguns trechos enquanto estava estudando literatura. Parece ser muito legal mesmo. (:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Postar um comentário