[DICA DE LIVRO] Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

By Blog 4 You Books Mania - janeiro 27, 2020

E aí leitores e leitoras do 4 You Books Mania, tudo bem?

Sei que não apareci no final de semana, mas foi porque meu sábado foi extremamente corrido já que tinha um aniversário para ir e também porque precisei levar minha cachorrinha no veterinário. Mas, hoje estou aqui para compensar este dia que não tivemos uma postagem.

Pensando no que seria legal falar e também por estarmos passando por alguns problemas políticos no Brasil e no mundo, hoje vamos conversar um pouco, no caso vou apresentar melhor para você leitor@ um livro que vem de gerações, mas que passa uma mensagem para se levar na vida. Vamos lá?



Sinopse: Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é incontornável para quem procura um dos exemplos mais marcantes da tematização de estados autoritários, ao lado de 1984, de George Orwell.

Ele mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance Huxley.

Ao lado de 1984, que criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, na qual a racionalidade se tornou a nova religião, a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários.

Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo.

E então o que você espera desta leitura? Acha que vai ser um livro mais futurístico ou um livro que trata mais da realidade do que algo futuro? Já leu? Conta aí o que achou, para que possamos conversar ainda mais sobre.

Amanhã estaremos aí de volta, mas antes que eu esqueça, infelizmente não consegui terminar um livro nestas duas semanas e por isso as resenhas ainda não estão de volta, ok? Então, até amanhã, beijinhos e boas leituras!

  • Share:

You Might Also Like

0 comments