Minha opinião sobre a Bienal do Livro de São Paulo 2022!

By Blog 4 You Books Mania - julho 05, 2022

Fala aí galerinha, tudo bem com você?

Espero que esteja bem sim. Hoje para começarmos a nossa conversa gostaria de já afirmar que fui nos dia 02 e 03 para a Bienal do Livro de São Paulo e minha opinião é determinada por estes 2 dias apenas. Se algo mudou ou não, não sei e por isso quero deixar o que eu achei desses dois dias. Preparados?

Os primeiros dias de Bienal do livro foram resumidamente uma palavra desorganização, exatamente. Estava super ansiosa para conseguir pegar o autógrafo com a linda e maravilhosa Bruna Vieira e a ordem de chegada na fila estava sendo apenas de uma maneira simples, a pessoa chegou entra na fila e ponto. 

Claro que o estande estava computando o número de pessoas para que não passasse o tempo que era de 2 horas de autógrafos. Então, eu como uma boa fã corri o máximo que podia e cheguei na porta umas 12h30, porém, mesmo credenciada como blogueira e tendo alguns benefícios de entrar de maneira mais rápida, a Bienal simplesmente resolveu juntar professores, imprensa e blogueiros em uma fila única.

Se você acha que até aí estava tudo ok, beleza, mas isso resultou em uma espera de no mínimo 40 minutos. O que claramente me atrasou para os autógrafos, mas ainda dou graças a Deus que peguei a credencial, porque a espera para a fila normal era de no mínimo 1h30, pois é meu povo as demais pessoas teriam todo este tempo de espera para conseguir acessar o evento.

Por isso, no segundo dia fui de maneira bem antecipada e milagrosamente eles estavam dividindo os públicos e foi bem mais rápido que no primeiro dia, mas mesmo assim a falta de desorganização é o que mais me chamou a atenção.

Outro ponto que quero falar aqui é relacionado aos stands e também ao número de pessoas que estava lá. Parecia um formigueiro e não no bom sentido. Você não conseguia fazer definitivamente nada sem ter que esperar no mínimo uns 30 a 40 minutos em cada fila para conseguir entrar em um stand.

Tá bom que as editoras e livrarias que lá estavam, podem ter pensado na questão de saúde, mas isso não resolveu o tumulto em todos os stands maiores. Enquanto, editoras pequenas estavam quase sem pessoas em seus stands.

Algumas fotos que consegui que foram melhores

O que fica de recomendação é que numa próxima os stands e as editoras também se organizem melhor para comportar o tanto de pessoas que visita a feira.

Quero deixar também minha outra indignação que foi o ar condicionado no talo e gelando demais. Eu que possuo sinusite cheguei no outro dia muito ruim porque não aguentava ficar lá. Além de claro já não aguentar devido a multidão de pessoas que em alguns momentos não dava nem para andar.

Então, revejam as melhores opções para que nos demais anos consigamos participar de maneira mais clara. 

Meu último ponto é, como eles decidiram que a Bienal aconteceria muito perto liberaram as senhas dos autores mais em cima da hora ainda. Isso, além de atrapalhar todas as pessoas que gostariam de visitar a feira, também atrapalhou demais o calendário de todos.

Fica então estas dicas para próximos anos, mas adoraria dizer que mesmo assim adorei a feira e odiei a organização. Não consegui pegar o autógrafo de todos que eu queria por pura incompetência também de algumas editoras, mas do resto foi um bom evento.

Bem, é isso pessoal e se você foi nestes mesmos dias comenta aí o que achou e se também ficou má impactado com tudo. Nos vemos na próxima e fui!

  • Share:

You Might Also Like

2 comments

  1. Olá, Thamila.
    Eu vi o povo reclamando bastante esse ano da desorganização. Eu acho que um pouco se deve ao efeito pandemia ainda, mas parte é deles mesmo porque fui em outros anos e isso das filas já era assim. Para ir no banheiro era uma fila de dar volta e para comer então que quase deixei meu salário lá hehe. Gostei muito de ir nos anos que fui, mas acho que é um programa que hoje em dia prefiro evitar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil, como está? Então eu fui exatamente porque sentia falta dessas Bienais, porém foi mais desorganizada que as demais. Vou nelas desde 2012 e acho que essa foi de longe a mais desorganizada e cansativa. Porém, esperamos que melhorem <3.
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir