Como fazer que Hobbies não se tornem algo cansativo!

By Blog 4 You Books Mania - junho 30, 2022

Fala aí galerinha, tudo bem com você?

Espero que sim. Hoje vamos bater um papo mais sério que é não fazer de um hobby um serviço cansativo. Por que falo isso? Porque para aqueles que conhecem o blog a mais tempo sabem que antes era apenas um hobby que foi evoluindo a ponto de eu não conseguir produzir mais, por conta, que ele tinha virado um trabalho.


Sei que você deve estar se perguntando como cheguei a uma possível solução e também o porque decidi fazer as escolhas que fiz, mas vou comentar tudo aqui para ajudar você que também está passando por uma situação parecida, ok?

Há exatamente uns 3 a 4 anos, eu levava o blog apenas pelas parcerias, que de certa forma pagavam meu trabalho com livros e estava super feliz com isso. Aos poucos fui percebendo que não estava conseguindo colocar o que eu queria no papel (ou no caso no blog).

Isso, fez com que eu refletisse muito e desanimasse na mesma escala de postar aqui. Tanto que, quando parei de postar frequentemente me sentia em um cansaço mental gigantesco. Aí comecei a fazer exatamente a mesma coisa com o Instagram.

Ou seja, o erro começou a ser refeito de outro lugar, mas com a mesma mania. Este tempo acabou que eu nem conseguia ler os livros de parcerias por mais que eu estivesse afim disso. Com isso, chegou a era que eu sumi e decidi não ler mais. Tanto que faz poucos meses que voltei a ler com mais frequência, mas também com maior empolgação.

Como resolvi isso? Foi além de tudo, uma luta interna com o que eu queria e o que me fazia feliz. Porque, literalmente, eu sempre gostei demais de escrever aqui, só que os conteúdos não vinham mais com frequência.

Decidi acabar com algumas parcerias, sei que hoje aceito algumas apenas, mas claro que no meu tempo e com o meu tempo de leitura. Então, foi assim que consegui estabelecer alguns limites, que para mim tem surtido um ótimo efeito. Já que, por não ter tantos livros assim de parceria, estou conseguindo ler o que quero quando quero.

Isso, ajuda além de permitir que a minha criatividade surja com maior frequência, eu consigo ler o que estou afim sem me comprometer com um cronograma absurdo de parcerias que eu vinha fazendo. 

Então, fica a dica neste post e espero ajudar a você que também tem ou já teve problemas como este. Porque é ótimo trabalhar com o que a gente gosta, mas é mais gratificante ainda ter um tempo para você e conseguir fazer tudo isso em seu tempo.

Gostou deste post? Comenta aí e me diz também se você já passou por isso com algum hobby e nos vemos na próxima!

  • Share:

You Might Also Like

8 comments

  1. Oie, acho bem cansativo essa rotina de ler por dever, por isso é bom maneirar e fazer algo só até onde aguentamos. É horrível ler sob um prazo e as vezes nem vale a pena. O melhor é saber conciliar da melhor forma possível. Fico feliz que hoje esteja bem <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Leyanne, tudo bem? Sim é algo bem exaustivo e não vale a pena mesmo. Estou melhor sim, ainda tentando dar um jeito de conciliar tudo, mas melhorando cada dia mais. Obrigada demais pelo seu carinho.

      Beijinhos, Tham

      Excluir
  2. Oi, Thâmila. Como vai? Ler precisa ser prazeroso e relaxante, se não for assim é melhor rever o conceito. Gostei do post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luciando, estou bem e você? Concordo totalmente, quando começa a virar algo cansativo e como se fosse um trabalho parece que se torna tão menos interessante né? Obrigada pelo carinho.

      Abraços, Tham

      Excluir
  3. Olá, Thamila.
    Meu blog é um lugar onde desestresso do dia a dia e por isso só tenho parcerias que não em cobram de nada. Até porque ler para mim é um prazer e não quero tornar isso uma obrigação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil, tudo bem? Está certíssima, é que as vezes a gente quer pegar aquelas famosas parcerias com editoras grandes e acaba que tudo se torna uma obrigação mesmo. Mas acho super legal quem consegue levar isso adiante e não pegar e se complicar com tudo. Obrigada pelo carinho!

      Beijinhos, Tham

      Excluir
  4. Sábias palavras as suas, viu? Eu também estava numa fase em que não estava dando conta de nada e só me cobrava com o blog, que deveria ser um hobby, acima de tudo. Agora estou com planos de torná-lo mais profissional, e felizmente tenho gente nos bastidores, que está disposta a dividir as obrigações que essa decisão traz. Mesmo assim, estou fechando algumas parcerias antigas e colocando limites nas novas. Pode parecer estranho, mas são esses limites que me permitem respirar e ler o que eu gosto também, ter espaço para fazer o que curto na internet: falar sobre livros, mas sem aquele senso de "tenho que postar!".
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Hanna, tudo bem? Então, resolvi trazer esse tópico aqui porque realmente muitos blogueiros e Instagrammers passam por isso todos os dias. E por isso acho válida a escolha de dizer não em alguns momentos. Adorei saber que está conseguindo se organizar assim como eu e também pretendo trazer este lugar cpmo algo mais profissional também. É tão bom saber que compartilhamos a mesma idéia.
      Obrigada pelo comentário e pela troca de ideias.
      Beijinhos, Tham

      Excluir