[RESENHA] A Ilha triste e outras histórias - Simone Athayde

E aí leitores e leitoras do 4 You Books Mania, tudo bem?

Se você está aqui desde o começo do ano já sabe que meus planos são de ler o máximo que conseguir da minha estante. Então, pensando nisso resolvi colocar pelo menos um livro por mês dela. Claro que não vai acabar todos os livros, mas consigo dar uma enxugadinha de leve. Hoje, para esta quinta-feira, temos uma resenha maravilhosa do livro de contos A Ilha triste e outras histórias da Simone Athayde.

Para quem não conhece, este livro eu comprei pela sua capa peculiar (que você pode perceber abaixo) e até hoje não tinha lido. Então, para começar a colocar todas as leituras em dia pensei, porque não começar por um livro que está parado e que ainda é curtinho?

Então, esta foi minha leitura de final de janeiro e começo de fevereiro. Agora, vamos ao que interessa que é a resenha deste livro, ok?


Sobre o livro:

O livro é um conjunto de contos e poesias, que tem por um único objetivo fazer a reflexão. Nele veremos histórias que são possíveis, mas que em sua maioria terminam de maneira triste.
A primeira narrativa que vamos ter é exatamente a da capa da livro, que conta a história de um jovem, que por não ter emprego acaba aceitando uma viagem para trabalhar na Ilha Triste. Nesta ilha moram apenas um senhor com sua neta/esposa.

Por ser uma pessoa bem difícil, poucos conseguem ficar próximo a ele, mas o jovem não desiste, já que o que precisaria fazer não demoraria muito e ele sairia com algum dinheiro de lá. Até que por coincidência do destino ele conhece a neta/esposa do senhor e começa a se relacionar. 

Óbvio que isto não daria muito certo e o senhor acaba descobrindo e algo acontece com este rapaz. Isso deixarei para você leitor descobrir. 

Esta é apenas uma das narrativas que temos, mas antes de falar minha opinião geral sobre o livro deixo aqui também uma das poedias que mais me chamou a atenção:

Palavras (quase finais) 

As palavras fluem
Como a água de um rio turvo
Que não sabe para onde vai
Mas nos leva a algum lugar
Em suas correntezas

As palavras me libertam
Ou me tornam presa
Me deixam feliz
Ou afloram a tristeza
Me incomodam com o que produzem
Ou incomodam a si mesmas

São meu refúgio, meu prazer
E minha riqueza.
 O que achei do livro:

 A narrativa é bem intensa e nos faz refletir em todos os momentos. Achei que as poesias seriam mais complicadas, mas no geral foram muito tranquilas para a compreensão e a reflexão.
Por ser um livro mais denso a leitura em si também vai por este lado. Logo, não conseguimos ler ele de maneira rápida. O livro em si é compostos de narrativas maravilhosas e tristes, pois os finais não são aqueles que gostaríamos que fossem, mas de certa forma nos fazem pensar em nossas vidas e o que fazemos com ela. 

Por isso, recomendo fortemente para quem quer refletir e pensar sobre a vida. Ele levou 4*, mas não foi meu favorito.

Espero que você tenha gostado da resenha e quero saber sua opinião sobre estes tipos de livros. Se você gosta ou não. Deixe então um comentário para que possamos ir conversando cada vez mais, beijinhos e até amanhã!

Um comentário:

  1. Gente esse da capa parece o Edward ^~^
    rsrsrs
    Bejinhos.
    WWW.newsfallenbooks.com
    Mesmero Aqui ^~^

    ResponderExcluir