Pular para o conteúdo principal

[LEITURAS DA SEMANA] Dom Quixote vol.2 e Mistérios do Mal Contos de Horror

   Fala aí galerinha! Tudo bem com vocês? 
   Estamos aqui nesta quarta-feira para conversar sobre minhas leituras, que sim estão sendo bem escassas, mas estou com vários livros do meu TCC para ler, então no momento estas leituras estão sendo feitas bem devagar, mas quem sabe né um dia a gente termina tudo e pode aproveitar outros livros. Vamos então as minhas leituras?
   Dom Quixote - Volume 2 (Miguel de Cervantes)
   Sinopse: Dom Quixote de La Mancha não tem outros inimigos além dos que povoam sua mente enlouquecida. Seu cavalo não é um alazão imponente, seu escudeiro é um simples camponês da vizinhança e ele próprio foi ordenado cavaleiro por um estalajadeiro. Para completar, o narrador da história afirma se tratar de um relato de segunda mão, escrito pelo historiador árabe Cide Hamete Benengeli, e que seu trabalho se resume a compilar informações. Não é preciso avançar muito na leitura para perceber que Dom Quixote é bem diferente das novelas de cavalaria tradicionais — um gênero muito cultuado na Espanha do início do século xvii, apesar de tratar de uma instituição que já não existia havia muito tempo. A história do fidalgo que perde o juízo e parte pelo país para lutar em nome da justiça contém elementos que iriam dar início à tradição do romance moderno — como o humor, as digressões e reflexões de toda ordem, a oralidade nas falas, a metalinguagem — e marcariam o fim da Idade Média na literatura.
   Mas não foram apenas as inovações formais que garantiram a presença de Dom Quixote entre os grandes clássicos da literatura ocidental. Para milhões de pessoas que tiveram contato com a obra em suas mais diversas formas — adaptações para o público infantil e juvenil, histórias em quadrinhos, desenhos animados, peças de teatro, filmes e musicais —, o Cavaleiro da Triste Figura representa a capacidade de transformação do ser humano em busca de seus ideais, por mais obstinada, infrutífera e patética que essa luta possa parecer.
   Mistérios do Mal - Contos de Horror (Carlos Orsi)
   Sinopse: Nesta coletânea, Carlos Orsi conduzirá o leitor por horríveis caminhos traçados pela curiosidade humana. Encontre um mago do Terceiro Reich escondido na Mata Atlântica. Conheça monumentos soterrados nas areias marcianas. Assista a uma montagem da peça maldita O Rei Amarelo nos anos de chumbo da ditadura militar. Presencie o preço pago quando tecnologia alienígena for posta a serviço do capitalismo mais selvagem. E, por fim, descubra por que o autor é considerado uma das mentes mais afiadas da literatura fantástica brasileira. Isso é, se você conseguir despertar.

   E aí galerinha o que acharam das minhas leituras? E vocês o que estão lendo? Me falem nos comentário <3 Espero que sejam tão boas quanto essas que estou fazendo. Nos vemos em breve! Beijinhos e fui!

Comentários