quinta-feira, 20 de abril de 2017

[Falando sobre Séries] 13 Reasons Why

   Fala aí galera! Tudo bem com vocês?
   Espero que sim. Hoje o tema, que irei falar com vocês no blog é um tanto quanto difícil e também complicado. Confesso que não pensei logo de cara em fazer uma postagem para comentar esta série, mas acho bem interessante conversarmos sobre isso, para que mais pessoas possam conhecer e também possam ajudar quem mais precisa, que pode ser você que está na frente deste computador ou algum amigo seu que passa pelos mesmos problemas, mesmo que para isso eu não vá falar muito fortemente dos problemas, mas sim da série e de como ela foi feita. Vamos lá?


   13 Reasons why foi baseado no livro "Os 13 Porquês" publicado pela editora Ática e escrito por Jay Asher. A série então vai nos contar a história de uma garota, Hannah Baker que está morta, por razões que seus pais gostariam de saber, já que encontraram esta morta, um suicídio para ser mais clara. Hannah estava por terminar o seu ensino médio, era uma excelente aluna, trabalhava numa lojinha dentro do cinema e vivia uma vida boa, por assim dizermos. Na sua escola Hannah começava a fazer amizades, porém logo elas não duravam, até que conhece Clay Jensen, o rapaz mais quieto da escola e quem vamos acompanhar na trajetória de conhecer a história de Hannah.
   Após a morte de Hannah, Clay recebe um pacote com fitas e existem 13 delas, sendo que em cada uma existe um porque por ela ter feito o que fez com sua vida e quem causou tudo aquilo. Hannah também sofria de bulling durante suas aulas e quando ia em festas não passava despercebida, pois por mais que era a nerd tinha sua beleza, assim como Clay. Sendo assim, muitos garotos ficavam em cima dela, mas não daquela maneira de personagens famosas (como na maioria dos filmes), mas sim que cada um agia de uma maneira com ela.
   Sempre de bom humor e com uma vontade enorme de fazer o bem Hannah se vê por entrar em uma escola de artes, na qual acaba por entrar em um grupo de poemas, o que a fortalece por um tempo. No entanto, as festas que frequentava não eram das melhores e após um problema em sua casa tudo desmorona e ela decide por participar de mais uma festa e esquecer o que tinha acontecido, porém esta festa só trouxe mais problemas. O que aconteceu? Essas e outras perguntas são as que devemos fazer durante a série.
Hannah Baker - Interpretada por KatherineLangford

Clay Jensen - Interpretado por Dylan Minnette
   Sabemos então agora do que trata esta série e o que ela envolve. Vamos agora falar de alguns problemas que ocorreram ao disponibilizarem esta série. Após poucos dias do início desta série no Netflix muitas pessoas assistiram e comentaram, o que foi bem interessante, porém a mesma resultou em algumas mortes, pois assim como na série pessoas podem já ter passado por coisas semelhantes, que no caso são bulling, estupro e outros assédios, e aí que está o pior, porque a série mostrou que tudo de alguma forma foi percebida após a morte da personagem e as fitas, o que não é assim que acontece na realidade. 
   O que podemos então dizer desta série é que ela aborda muitos assuntos bem interessantes, porém a maneira como deixou passar resultou em um ponto de vista complicado, que assim resultou em compreensões distintas sobre o assunto abordado e em algumas vezes de maneira que não fosse o conhecer de um problema, mas sim a criação de outros.
   Confesso também que ela é boa, mesmo com todos os efeitos trazidos que apontei, porém ressalto que se você que está assistindo não estiver em um bom momento, aquele momento de ver "arco-iris" e sorrisos por todo lado, esta série pode complicar seus sentimentos, mas recomendo ela a todos que gostariam de entender mais sobre estes efeitos causados de diversas formas de agressões e assim poderem ajudar os amigos e familiares.
Foto de uma das festas ao qual os dois estão conversando e algo acaba acontecendo e que relaciona um dos tipos de agressão, mas lembrando que não tem o foco nos dois, mas sim em uma terceira pessoa que vocês irão conhecer.
   Bem galera espero que possamos ter refletido sobre esta série, que é bem difícil de ser digerida e que também vocês tenham gostado da postagem de hoje. Se quiserem conversar mais a respeito dela só deixar nos comentários que estarei aberta a conversas, lembrando que é sempre bom ajudarmos as outras pessoas, independentemente do que ela está sofrendo é bom sempre ter alguém apoiando e ajudando. Beijinhos e até a próxima.

Um comentário:

  1. Oi!
    Assisti essa série em uma madrugada, ela me tocou muito e me emocionou bastante também. Além de que a achei muito bem produzida. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir