Pular para o conteúdo principal

[SEMANA DO CARNAVAL] Carnaval brasileiro ou não?

   Como estão meus amores? Espero que estejam todos bem! Hoje eu vou contar para vocês a história do Carnaval, que para muitos que não conhecem não é uma celebração toda colorida que nem temos aqui no Brasil. Vamos lá?
   O Carnaval surgiu na Mesopotâmia e na Grécia, porém não era como todos nós imaginamos, o Carnaval tinha com o objetivo o jejum de carne durante esta época do ano e foi proposto pelas igrejas Católicas da época. Então já ficamos naquela dúvida de como que surgiu o Carnaval que hoje conhecemos ser estas festas super animadas, com muito samba e folia.
      Na Babilônia tinham dois estilos de festas que, hoje, podem ser considerados os prelúdios do Carnaval, as Saceias, que eram festas na qual os prisioneiros se vestiam de reis e viviam como eles, porém no final eles eram mortos com chibatadas e tudo o mais. E o outro, que eu não encontrei o nome, o rei se submetia à algumas coisas para que assim mostrasse que ele era submisso ao divino, porém este acontecia no período em que antecedia o equinócio de primavera, mais próximo ao ano novo daquele local. 
   Com estas inversões de papeis, nas quais as pessoas se "fantasiavam" de outras, que se deu as primeiras ideias do Carnaval, porém também podemos associar todas essas animações as festas que aconteciam ao deus Baco, ou Deus do vinho, na Grécia. No entanto a Igreja foi adversa colocando essas festividades antecedendo a quaresma e assim fomos tendo este início.
    No Brasil chegamos apenas depois da colonização, porém era uma festa de origem portuguesa feita pelos escravos! Dá para imaginar? Para finalizar esta postagem um pouco mais longa, porque estamos falando de história não é mesmo?  Deixo para vocês um pouco de como que foram as festividades este ano! Beijinhos e até a próxima :)



Comentários