Pular para o conteúdo principal

Leituras do Mês de Julho

   Olá amores! Tudo bem com vocês?
   Faz um certo tempo que não posto sobre minhas leituras do Mês e agora que estive em férias li muitos livros e superei demais minha meta *-*. Nos meses anteriores que consegui ler somente dois ou três livros foi superada neste mês com nove livros! Isso mesmo nove *-*.... Agora vamos conhecer os livros que eu li!

   - Viagens na minha Terra - Almeida Garrett
   Viagens na minha terra é o relato romanceado de uma viagem verídica empreendida pelo autor de Lisboa a Santarém na década de 1830. Numa prosa fluida, espontânea e aparentemente despretensiosa, que constantemente busca cooptar o leitor, fazendo uso de vocativos, Almeida Garrett comenta os lugares por onde passa e, entre uma reflexão e outra, critica o atraso tecnológico do país, a literatura que falseia a realidade, as más condições das estradas e hospedarias; a maneira dos homens públicos de governar; enfim, divaga sobre diversos temas, fazendo uso ligeiro e bem humorado de ironias. Além da digressão, a obra de Garrett introduz outro recurso inédito até então na literatura portuguesa, a "narrativa dentro da narrativa". Em meio ao relato da viagem, o narrador conta a história romanesca de Carlos, jovem liberal e progressista, e Joaninha, típica heroína romântica: íntegra, pura e fiel a seu amor. Numa mistura de literatura de viagem, autobiografia; reportagem, crítica política e romance histórico, "Viagens na minha terra" é obra original e singular da literatura portuguesa. |...| Almeida Garrett, iniciador e marco da primeira fase do movimento romântico em Portugal no século XIX -- que renovou a poesia, o teatro e a ficção sobre bases nacionais. Garrett, além de romancista, escreveu várias peças de teatro, entre as quais Frei Luís de Souza. Em "Viagens na Minha Terra" (1846), que apareceu primeiramente na revista Universal Lisbonense, Almeida Garrett atinge surpreendente profundidade psicológica para a literatura produzida na época. Com um narrador onisciente, que a todo momento convoca o leitor para uma agradável "conversa" sobre os mais variados temas, este romance filia-se ao estilo digressivo de um Laurence Sterne (A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy) ou de Xavier de Maistre (Viagem ao Redor do Meu Quarto), escritor francês do qual Machado de Assis foi um dos maiores herdeiros e tributários. No início do livro, Garrett declara: "De como o autor deste erudito livro se resolveu a viajar na sua terra, depois de ter viajado no seu quarto; e como resolveu imortalizar-se escrevendo estas suas viagens".

   
- A Probabilidade e Estatística do Amor à Primeira Vista - Jennifer E. Smith
   Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

   - Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade
   Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.

   - Dezesseis Luas - Kami Garcia e Margaret Stohl
   Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim...".

   - Contos e Crônicas do Absurdo - Rô Mierling


   A obra analisa personagens reais em eventos do cotidiano, descritas em uma ótica crítica, dramática e até irônica, destacando o absurdo de amores, mortes, traições. São 23 contos baseados em fatos reais e 13 crônicas analisando situações do cotidiano social brasileiro. Uma menina que desaparece, uma mulher fatal e cinco homens, uma adolescente sequestrada por não saber ler, um assalto noturno que deixa marcas, o drama do Facebook, a filosofia do beijinho, a tatuagem e seus estigmas, o amor e o racismo, o poder da leitura, o estupro mental e a procura incansável de um deus inexistente, casos insólitos e reais. Esses e muitos outros assuntos são o foco dos contos e crônicas desse livro dinâmico, ágil, divertido e reflexivo. Livro de leitura rápida e fácil para leitores e até “não leitores”.

   - Estilhaça-me - Tahereh Mafi
   Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
   - Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antonio de Almeida
   Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.





   - Meu Conselheiro de Luz - Mila Wander
   Rafaela descobriu o verdadeiro significado do amor. Sim, ela já havia se apaixonado algumas vezes e namorado alguns garotos da escola... Nenhum deles, porém, é como Leonardo, um rapaz naturalmente bom. Na verdade, um anjo. Não um anjo mítico, desses de histórias fantásticas, pois não possui asas, nem auréola. Mas ele brilha e emana uma luz calma impressionante, trazendo a ela um fio vibrante de esperança. Tudo seria perfeito, se ele não fosse um espírito. E ela também. No entanto, o fato de ela ser um mero fantasma vagando pela Terra e ele um poderoso Conselheiro de Luz não a impede de fazer de tudo para conquistá-lo. Ela cogita até mesmo ajudar sua pior inimiga, a garota que sempre fez questão de humilhar. Na verdade, esta é a condição para que Rafaela alcance o céu... E Leonardo. O problema é que ela não sabia que isso poderia ser tão difícil: para chegar ao céu, não basta querer. A garota terá de se libertar do orgulho e da raiva... E utilizar-se de sentimentos como o amor e o perdão. 

   - A Seleção - Kiera Cass
   Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
   Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
   Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

   Espero que tenham gostado! E vocês o que leram no mês de Julho ? Deixem nos comentários para que eu possa ver novos livros *-*... Beijinhos e até a próxima!

Comentários

  1. Nossa, quantas leituras no mês de julho, hein?
    Com certeza você compensou os meses atrasados, rs!!
    Você leu estilhaça-me <3 <3 Minha saga favorita! O que achou? Já quero conferir sua resenha, rs!
    Li alguns livros da sua lista.. Um deles ainda vou ler, Contos e crônicas do absurdo o/

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor!
      Nossa compensei mesmo, mas já esse mês estou totalmente atrasada kkkk
      Já tem resenha aqui no blog do Estilhaça-me se quiser conferir *-*
      Beijinhos
      T.P

      Excluir
  2. Mesmo nas férias só consegui ler três livros. Acabei priorizando fazer outras coisas, como sair para locais que não consigo ir fora das férias ( 25 de março, por exemplo), fiz uma organização por aqui, costurei, etc...
    Esse M~es de julho até que li mais, mas você realmente superou qualquer expectativa... Estou impressionada rsrsrs
    é muito livro!!! Parabéns!

    Bjs!

    http://pingoucafenomeulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer! Tudo bem?
      Nossa até eu me surpreendi com o tanto que li, mas não fiz nem metade do que você deve ter feito rsrs...
      Beijinhos
      T.P

      Excluir

Postar um comentário