Pular para o conteúdo principal

Duas Resenhas e Uma Novidade: RESENHA - Hamlet- William Shakespeare

    

   A obra de William Shakespeare é uma das tragédia teatrais mais famosas do mundo. A frase "Ser ou não ser, eis a questão" tão citada até nos dias de hoje, refere-se a um dos pensamentos filosóficos do tão complexo personagem Hamlert, o principal da estória.

   “HAMLET: Pode-se pescar com um verme que haja comido de um rei, e comer o peixe que se alimentou desse verme.
   O REI: Que queres dizer com isso?
   HAMLET: Nada; apenas mostrar-vos como um rei pode fazer um passeio pelos intestinos de um mendigo.” - Trecho do livro 'Hamlet' de William Shakespeare


   A peça conta a estória do Príncipe Hamlet, que engloba amor, traição e muita confusão na vida desse personagem e de sua “família”. O pai do prícipe Hamlet, Rei Hamlet da Dinamarca era casado com a rainha Gertrudes com quem teve Hamlet, até ser assassinado, por motivos politicos e acima de tudo por inveja, por seu próprio irmão, Claudius. O assassino, além de se tornar o novo rei, ainda consegue fazer da rainha Gertrudes, sua esposa.
   O príncipe Hamlet, que estava na Inglaterra, volta para o funeral de seu pai, e ao se deparar com o casamento de sua mãe com seu tio, passa a odia-lo, mesmo que a principio não soubesse que o verdadeiro assassino de seu pai era o mesmo. Porém o fantasma do falecido Rei Hamlet aparece para seu filho com o intuito de esclarecer o real motivo de sua morte e quem a provocou, pedindo ao príncipe que a vingasse e salvasse a honra de sua mãe, matando o novo rei, Claudius.

   “Acima de tudo sê fiel a ti mesmo,
   Disso se segue, como a noite ao dia,
   Que não podes ser falso com ninguém.” - Trecho do livro 'Hamlet' de William Shakespeare


   É a partir dai que se desenrola o conflito. Com essa descoberta Hamlet muda seu comportamento, e é taxado por todos (principalmente por seu tio, que buscava nesse estado de seu sobrinho, um argumento para mandá-lo para longe de seu reino) como louco.Essa suposta loucura do Príncipe desencadeia uma serie de acontecimentos com um final nem um pouco feliz para os personagens.

   “Essa foi à primeira vez que li William Shakespeare, mas gostei bastante, achei muito interessante a maneira como ele caracterizava seus personagens, da singularidade que cada um apresenta, da maneira de se expressar a maneira de agir. Além disso, nunca havia lido antes uma estória com um final foi tão trágico.” G.S


Comentários

  1. Adoro Hamlet, realmente é um super clássico!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro dele, porém parece ser bem legal. Apesar dos dramas.
    :D

    ok, i loved drama.

    Bjs
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário