Pular para o conteúdo principal

Arlequim Servidor de Dois Amos- Carlo Goldoní


   Esse livro é escrito em forma de teatro e é um clássico da Comedia dell'Arte, surgida do improviso de atores populares em torno de personagens estereotipados e tradicionais - Arlequim, Pantaleão, Colombina (nesta obra com o nome variante de "Esmeraldina"), Briguela, o Doutor, os Enamorados(Sílvio e Clarisse) etc.
   É uma divertida peça, que se inicia quando o noivado de Silvio com Clarisse é interrompido por Frederico Rasponi (ou melhor, Beatriz, sua irmã que vai à Veneza para resolver assuntos pendentes com Pantaleão (Pai de Clarisse) e atrás de seu amado Florindo, que por ser acusado de matar Frederico foge para Veneza.
   Mas a confusão principal começa realmente, quando Arlequim (o personagem principal da peça) decide servir a dois amos ao mesmo tempo (justamente Beatriz e Frederico), separando-os de vezes e provocando grandes confusões.
   Outros personagens que fazem peça são: o hoteleiro Briguela, Esmeraldina (a camareira de Clarisse), o Doutor Lombardi (pai de Sílvio) e os criados.
   A história é bem animada. Eu ri muito com as trapalhadas do Arlequim. E me diverti com o romance entre Silvio e Clarisse (principalmente com o drama dos dois). Vale a pena conferir, recomendo a todos. 







Comentários