Pular para o conteúdo principal

Entrevista com a autora Fabiane Ribeiro


   "Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora."
   Entramos em contato com a escritora Fabiane Ribeiro via e-mail e conseguimos uma entrevista exclusiva! Autora do Livro “Jogando xadrez com os anjos” Fabiana Ribeiro, conta um pouco de sua carreira e fala também, de onde surgiu a vontade de ser escritora.

   Fale um pouco sobre você.
   "Eu diria que sou alguém que acredita, acima de tudo, que cada um tem um caminho a trilhar, que o fará contribuir de alguma forma com o mundo, então, resumindo, tento passar algo de bom através de histórias e personagens. Sou médica veterinária e escritora, apaixonada pelos animais e pelas palavras."

   O Livro:
   “Jogando xadrez com os anjos” é a história de uma garota de oito anos que vive na Inglaterra do pós-guerra. Ela é separada dos pais e passa a viver uma nova e dura realidade, com um novo casal. Entretanto, o último presente que ela ganha do pai é um jogo de xadrez. Em sua nova vida, ela passa por momentos muitos difíceis, mas devido à sua fé inabalável, pessoas especiais cruzam seu caminho para ajudá-la. Uma dessas pessoas é Pepeu, que passa a ser seu companheiro para as partidas de xadrez, salvando-a da solidão. E devido à ligação que o jogo representa entre ela e os amados pais, que estão distantes, ela passa a sonhar com um Reino Xadrez, no qual é livre, e onde faz amizade com as peças do jogo, que também a ajudam nas dificuldades de sua nova vida.
   Também sou autora de “Corações em Fase Terminal” e “A gente ama, a gente sonha”.

   1)De onde surgiu a vontade de ser escritor(a)?
   Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava no quarto ano de faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os estudos por um tempinho. Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros. Um deles é o romance “Jogando xadrez com os anjos”, minha primeira obra publicada. Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos.
   2)O que te inspirou para escrever o livro?
   Eu tenho muita dificuldade pra determinar quando e como surge alguma ideia ou de onde vem a inspiração. Tudo vai surgindo aos poucos em minha mente e eu vou anotando, até o dia em que percebo que tenho material suficiente para um livro. Eu apenas começo a escrever um livro quando tenho seu esboço completo, principalmente o final pronto em minha cabeça. É um processo trabalhoso, mas gosto de ter tudo anotado, justamente para não correr o risco de ficar sem ideias durante a escrita.

   3)Como sabemos que é muito complicado dar um título ao livro, adoraríamos saber se para você isto aconteceu?
   Logo no início do livro, quando eu tinha a trama definida, inclusive o final (que eu já sabia como seria), o título me pareceu ideal para o que eu queria transmitir. Ele representa o principal do livro.

   4)Você achou que seu livro seria aceito e adorado pelos leitores rapidamente? Explique
   Eu não esperava isso. Inicialmente, eu não iria publicá-lo. Quando ele estava pronto, resolvi arriscar e acabei fechando contrato com uma editora pequena do Rio de Janeiro. Então, após a aceitação inicial por parte dos leitores, parti para a busca de uma editora maior. Toda essa aceitação tem me surpreendido cada vez mais e me motivado a continuar meu trabalho, sempre com muito amor e dedicação. Só tenho a agradecer a cada leitor, o sucesso do livro é uma conquista que se dá a cada dia e que enche meu coração de alegria.

   5)Quanto tempo demorou para que seu livro fosse publicado?
   Para que o “Jogando xadrez com os anjos” fosse publicado por um editora levou pouco mais de um ano após o período em que finalizei a escrita.

   6) Tem algum autor(a) preferido?
   Adoro o trabalho de vários escritores, do mundo todo, e acredito que cada um traga um pouquinho de inspiração para as minhas histórias e para a minha vida.

   7) Se inspirou em algum autor(a) ou livro para fazer o seu?
   Não. Como eu disse, acho que cada livro e autor contribuem um pouco para que eu escreva minhas histórias, mas não me inspirei em alguém específico ou em uma determinada obra.
www.fabianeribeiro.com.br
www.reinoxadrez.blogspot.com
@fabiribeirovet




Comentários

  1. Já tive contato com a Fabiane e ela é super carismática e uma fofa!! Inclusive temos parceria e ela me ajudou bastante ^^
    Que seus livros façam mais sucesso ainda :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista e adoro a Fabiane ! :) Beijos, http://menina-dos-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário